Escolas de Porto Real recebem projeto Cinestesia

Escolas de Porto Real recebem projeto Cinestesia
TEXTO: Edson Sill   FOTO: Dorinha Lopes
Cinema e teatro abordam temas sobre meio ambiente

Um projeto pedagógico que trabalha a vivência de valores através da cultura, com uma linguagem lúdica e um teor educativo, é assim que a orientadora educacional da Escola Municipal Sebastião Barbosa de Almeida, Amanda Sanches, define o “Cinestesia Kids”. Os alunos do turno da manhã foram os primeiros contemplados com a atividade cultural que seguirá por outras escolas do município, na terça-feira, dia 28.

 Desenvolvido pelo Instituto Dagaz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto une artes como o cinema e o teatro, a fim de trabalhar a cidadania com alunos de diversas faixas etárias. “Essas atividades contribuem consideravelmente para o desenvolvimento de valores relacionados, sobretudo, à moral e ética.  Partindo do raciocínio de  que não podemos fazer aos outros o que não queremos que seja feito a nós mesmos, entendemos esses conceitos fundamentais para a construção da personalidade da criança”, completou Amanda.

Este ano o tema abordado é a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A educadora ambiental do Instituto Dagaz, Thaynara Nascimento, disse que tanto o teatro quanto o cinema trabalham, principalmente, com o princípio dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). “Sempre trazemos filmes que tenham uma linguagem aproximada do público que queremos atingir. O princípio dos 3Rs é voltado para a sustentabilidade e tentamos abordar o tema de maneira que eles possam entender e colocar em prática. Sempre ao final das apresentações promovemos um diálogo e dinâmicas, onde eles nos contam sobre o que aprenderam. É um trabalho muito gratificante”, comentou Thaynara.

 

Cinestesia

 

O projeto “Cinestesia” consiste na exibição cinematográfica, que inicialmente era realizado em espaço fixo, no Condomínio Cultural do Instituto Dagaz, em Volta Redonda. Desde 2014, a iniciativa passou a ser itinerante e, atualmente, oito municípios são atendidos: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Volta Redonda.

Em Porto Real a programação está sendo definida pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Cultura.

Mais informações: (24) 3353-1785. 




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais