Farmácia Municipal recebe medicamentos para abastecer rede municipal de saúde  

Farmácia Municipal recebe medicamentos para abastecer rede municipal de saúde  
TEXTO: Diana Chaves   FOTO: Dorinha Lopes
Farmácia Municipal recebe medicamentos para abastecer rede municipal de saúde 

Começaram a chegar nesta semana remessas de medicamentos na Farmácia Municipal da Secretaria de Saúde de Porto Real, que irão atender o município pelos próximos três meses. Cerca de 250 itens, do total de 354 necessários já estão disponíveis na unidade. A previsão é de que em 20 dias a unidade seja abastecida por completo e a distribuição dos medicamentos seja regularizada no município. “Passo a passo estamos reestruturando a saúde de Porto Real. Nosso mamógrafo está em pleno funcionamento, conseguimos equipamentos para o Hospital, diminuímos as filas em diversas especialidades e estamos investindo nos programas de saúde. A chegada dos medicamentos é mais um sinal de avanço”, relembrou o prefeito Jorge Serfiotis.     

A lista de medicamentos distribuídos no município varia entre 300 e 400 itens que tratam enfermidades como hipertensão, diabetes, asma e rinite. “A Farmácia Municipal provém antibióticos, antidepressivos, vermífugos, fraldas infantil e geriátrica, entre outros componentes, aos moradores que forem atendidos por alguma unidade de saúde da cidade”, enumera Keila Egalon, coordenadora da unidade.

Ela explica que a Farmácia Municipal é responsável pelo armazenamento de medicamentos, e realiza atividades quanto à correta recepção, estocagem e distribuição, destinada a toda a rede de saúde da cidade. “Fornecemos medicamentos para todos os moradores atendidos pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e demais unidades de saúde do município”, conta a coordenadora, acrescentando que um processo licitatório se encontra em andamento para aquisição de mais medicamentos.

Para retirar algum medicamento na Farmácia Municipal é necessário o morador de Porto Real ter cadastro no sistema da Secretaria Municipal de Saúde; apresentar prescrição médica da rede pública municipal; e quando a receita for de controle especial, apresentar documento de identidade. O cadastro no sistema municipal pode ser realizado nas USFs do município. A Farmácia Municipal está localizada ao lado da Secretaria de Saúde, na Rua Fernando Bernardelli, 1.219, no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h e o contato é através do telefone da Secretaria de Saúde pelo 3353 4899. Além da retirada dos medicamentos, interessados podem receber orientações e esclarecer dúvidas.

 

 

 

Imagens




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais