Fórum discute saúde da mulher

Fórum discute saúde da mulher
TEXTO: Diana Chaves   FOTO: Alexandre A.J.
Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde debates irão elaborar políticas de saúde da mulher

O Horto Municipal sediou na manhã desta quinta-feira, 27, o Fórum Municipal de Saúde das Mulheres de Porto Real. Organizado pela Secretaria de Saúde e  Conselho de Saúde de Porto Real, o evento abordou o tema apresentando palestras e debates com o intuito de discutir e elaborar políticas públicas relacionadas ao tema. Foram propostos oito itens que posteriormente serão encaminhados à Conferência Regional de Saúde das Mulheres (do Médio Paraíba), no mês de maio em Volta Redonda, a fim de serem debatidas. As propostas foram desenvolvidas por integrantes da sociedade civil e entidades formadas por conselheiros.

As discussões basearam-se em eixos como: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; e políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Desta conferência, o Conselho vai elaborar diretrizes para direcionar políticas públicas municipais da saúde da mulher nos próximos anos. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, presente no fórum, Irton Marcos Silva, além de cooperar com opiniões para o planejamento, é também um momento para que as mulheres descubram quais são seus direitos na saúde pública.

Como uma das representações que compuseram a mesa, o vice-prefeito, Ailton Marques, destacou a importância do tema. “Nosso objetivo é implementar políticas de saúde às mulheres, pois o assunto em questão é de extrema necessidade para mulheres de todas as idades”.

A psicóloga e coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Carla Gomes, em sua palestra discorreu sobre o empoderamento e direitos femininos, violência contra a mulher, saúde mental e emocional e doenças sexualmente transmissíveis.

Para debater os assuntos participaram do fórum o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo Raimundo, entidades do município relacionadas à saúde da mulher como Casa da Mulher, Programa DST/Aids, Saúde do Trabalhador e Centro Odontológico de Especialidades (CEO),a presidente da Associação Municipal Mulheres de Porto Real, Vilma Caldas, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Caldas e os vereadores Bianca Diniz, Fernandinha e Fábio Maia, demais autoridades e membros da sociedade civil.

 

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 12 integrantes sendo 50% de usuários como associações, ONGs e sindicatos; 25% por profissionais de saúde; e 25% por gestores (governo) e prestadores de serviço.




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais