Jantar Italiano comemora 142 anos da imigração italiana no município

Jantar Italiano comemora 142 anos da imigração italiana no município
Evento que reunirá cerca de 300 pessoas

Com o intuito de promover mais uma edição do Jantar Italiano em comemoração ao Dia dos Pais e comemorar os 142 anos da chegada da imigração italiana em Porto Real, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e a Associação Vittorio Emanuele II realizarão um jantar especial no dia 12 de agosto. Para isso, as “nonas” do município já iniciaram, na noite da última terça, 11, a produção das massas que serão servidas durante o evento. O jantar começa a partir das 20h e será ao lado do poliesportivo de Porto Real, no Centro.

O cardápio consta de 190 quilos de massa preparada de várias maneiras: espaguete ao molho à bolonhesa, “capeletti” e carne assada. Além das massas, será servida a “ciopa” (tipo de pão italiano). As massas serão congeladas até a data do evento.

O evento promete ser um verdadeiro pedacinho da Itália, com a degustação da verdadeira comida típica italiana, que combina com as baixas temperaturas do inverno, e as apresentações de danças italianas com os grupos: Belle Balerine e As Polentinhas e os Porpetones. De acordo com o presidente da Associação Vittorio Emanuele II, Humberto Ettore Neto, a festa foi pensada também para que todos possam viver a cultura italiana em uma única noite. “Como não realizamos a Festa da Cultura Italiana, este ano, quisemos enfatizar o jantar. Nós pensarmos em um evento tipicamente italiano com tudo que tem direito como música, dança, decoração, cardápio e tudo que envolve a cultura da Itália,” ressaltou.

Além de pratos típicos, a novidade deste ano será a animação do evento com a presença de uma banda musical, que irá compor a festa dos amantes da boa gastronomia. O presidente da Associação ainda destaca que no dia seguinte ao jantar, no dia 13, um festival de prêmios será realizado no mesmo local.

“Nosso grande intuito é apoiar a Associação em razão de manter a cultura italiana no município e reforçar que, apesar do cenário econômico vivido no país, queremos auxiliar na realização de eventos que fomentem a cultura da Itália. Esse jantar em comemoração ao Dia dos Pais e aos 142 anos da imigração italiana no Brasil é um exemplo. Também se faz necessário olhar para a contribuição do desenvolvimento do município e aproveitar oportunidades de atrair pessoas para a cidade”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda, que ainda espera realizar mais parcerias com a Associação, com o objetivo de realizar mais eventos durante o ano com o mesmo objetivo de divulgar a cultura italiana.

Dentre as 10 nonas que prepararam as massas para o evento, Dona Ana Maria Belló, que comercializa massas italianas há mais de 40 anos, no município, considerou uma satisfação se unir às demais cozinheiras em prol de uma causa tão nobre. “Pra mim é um prazer. Esperamos que o jantar seja um sucesso, já que será um momento de incentivo à cultura vinda da Itália”, avaliou.

Os ingressos para o Jantar Italiano já podem ser adquiridos na Associação Vittório Emanuele II ou pelos telefones 3353 1618/3353 1221, pelo valor de R$ 35,00.




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais