Morre aos 69 anos o prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis

Prefeito de Porto Real por três mandatos foi vítima de insuficiência respiratória

Hoje o dia em Porto Real amanheceu mais triste. O motivo foi o falecimento do prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis, na noite deste domingo, 30. Ele estava internado em um hospital em Resende desde o último dia 18 para tratamento de um câncer no pulmão. O corpo do prefeito está sendo velado no Ginásio Tande, que se encontra à Rua Estevam Domingos Pederassi, Nova Colônia. O sepultamento acontece às 16h no Cemitério Municipal de Porto Real. Em virtude do falecimento do chefe do Executivo, o prefeito Ailton Marques, que era vice de Serfiotis, decretou luto oficial de sete dias, sendo esta segunda, 31, ponto facultativo no município.

Comerciante aposentado, natural de Porto Real, Jorge Serfiotis nasceu em 28 de abril de 1948. Começou a carreira política em 1988, quando foi eleito vereador, numa época em que Porto Real ainda era ainda um distrito do município de Resende, e reeleito em 1995. Teve papel fundamental na emancipação do distrito de Porto Real, tendo sido dele a primeira assinatura do pedido de plebiscito junto à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que resultou no desmembramento de Resende. Disputou cinco eleições para prefeito, sendo eleito quando concorreu pela terceira vez em 2004, com 50% dos votos.  Reeleito em 2008, pelo DEM, ele teve uma votação expressiva com quase 70% dos votos. No ano passado, Serfiotis foi eleito novamente, com 54% dos votos. Este era o seu terceiro mandato e sofria de um câncer nos pulmões, diagnosticado após as eleições em outubro de 2016.  Casado com Kátia Serfiotis e pai do deputado federal, Alexandre Serfiotis (PMDB), da professora Alessandra Serfiotis e do comerciante Adriano Serfiotis, Jorge Serfiotis deixa sete netos.

Principais realizações

Figura emblemática da política fluminense, Serfiotis se destacou pelo conjunto de obras realizadas em Porto Real no período em que foi prefeito. Ao todo foram 364 grandes realizações, que vão do Horto Municipal ao Hospital Municipal São Francisco de Assis, um sonho perseguido por toda a vida e realizado em 2012. Serfiotis promoveu a urbanização de praticamente todos os bairros da cidade. Em sua gestão os bairros ganharam quadras poliesportivas, escolas, creches, praças, Quiosques do Saber, Quiosques do Sabor, unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social, iluminação, entre outras melhorias e reformas.

Serfiotis investiu também em obras de infraestrutura, como redes e estações de tratamento de água e esgoto, além de canalizações e drenagens de áreas alagadiças. Seus mandatos também ficaram marcados pelos eventos esportivos e culturais que movimentaram a cidade, como as festas de Peão Boiadeiro, Festa da Cultura Italiana, Expo Real, torneios de Showbol, futebol, entre outros.

Como resultado de todo este trabalho, o jovem município se tornou referência de qualidade de vida e vencedor de diversos prêmios de gestão. No ranking da Firjan, Porto Real alcançou a primeira colocação em saúde, no período em que seu filho, Alexandre Serfiotis, hoje deputado federal, foi secretário municipal de Saúde. O prefeito Jorge Serfiotis mereceu ainda prêmios de destaque na gestão, como Brasil América, OMEMP, Instituto Biosfera, a medalha Imperador Dom Pedro II de Mérito Educacional, entre várias outras homenagens.