Mutirão para cirurgia de cataratas atende Porto Real

Mutirão para cirurgia de cataratas atende Porto Real
TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
Até o final de setembro mais de 50 cirurgias serão realizadas

 

O programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Saúde realiza, através da Programação Pactuada Integrada do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o Hospital Flávio Leal de Piraí , um mutirão de cirurgia de cataratas. Entre agosto e setembro, cerca de 50 cirurgias em moradores de Porto Real, serão realizadas.  Segundo informações do TFD, o mutirão otimiza a demanda existente.

A aposentada Arlete Barreto, 75 anos, já fez a cirurgia e aguarda pela recuperação para renovar a carteira de habilitação. “Eu adoro passear e dirigir para todo lado. O médico detectou que eu estava com catarata e resolveu fazer a cirurgia. Já me sinto bem melhor e assim que me recuperar vou fazer o exame para renovar minha carteira de motorista. Só tenho a agradecer pelo empenho de toda equipe de saúde que me ajudou na realização dessa cirurgia”, comentou.

“Meu mundo tem mais cor. Minha qualidade de vida melhorou 100%. Só tenho a agradecer a Deus e a toda a equipe da secretaria de Saúde que me auxiliou nesse processo. Tem apenas uma semana que passei pela cirurgia e a diferença é extrema. Eu usei óculos por 15 anos e agora nem preciso mais usar. Parece um milagre de Deus pelas mãos dos médicos”, comemorou o aposentado, Walter de Souza Filho, 55 anos, morador do bairro Freitas Soares.

“O paciente é encaminhado para nós, através do médico especialista e então contatamos o hospital de referência, que é o Flávio Leal, em Piraí. Então quando se dirige a esse hospital, ele é avaliado pelo médico, que verifica se o paciente está apto à cirurgia, ou mesmo se haverá necessidade de qualquer outro procedimento. Oferecemos o transporte e quando necessário um técnico de enfermagem para acompanhar o paciente”, explicou a gerente do Serviço de TFD, Ana Beatriz Fontanezzi.

Ana Beatriz relatou ainda que outros serviços oftalmológicos disponibilizados junto ao Hospital Flávio Leal são: procedimentos cirúrgicos de glaucoma e exérese de pterígio; avaliação oftalmológica, ultrassonografia do globo ocular, angiofluorescência e campo visual.

“Esse mutirão veio para melhorar o fluxo de atendimento no que se refere à cirurgia de cataratas. Havia pessoas aguardando e tiveram o procedimento adiantado através desse mutirão. Trabalhar em parceria só tende a acrescentar qualidade e valorizar ao serviço prestado à população”, destacou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Jardim.

Imagens




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais