Novos profissionais de saúde em ação

Novos profissionais de saúde em ação
TEXTO: Diana Chaves   FOTO: Alexandre A.J. e Dorinha Lopes
Hospital e unidades de saúde já contam com reforço nas equipes

Nesta semana, 17 dos 31 profissionais aprovados no Processo Seletivo da Prefeitura começaram a atuar nas unidades de saúde pública do município. Ao todo já iniciaram suas atividades 13 médicos, um fisioterapeuta e três enfermeiros. “Considerando as dificuldades enfrentadas, é uma vitória importante promover esta renovação da saúde da cidade. Com o tempo, as mudanças positivas, assim como os benefícios na área, vão se tornar evidentes”, assegura o prefeito, Jorge Serfiotis.

Nesta primeira semana de ingresso dos profissionais, quatro médicos plantonista-socorrista entraram para somar à equipe do pronto Socorro do Hospital São Francisco de Assis, já composta por 10 médicos plantonistas. “Um dos ganhos com a vinda desses médicos é que se houver alguma intercorrência, durante a noite, contaremos com dois médicos de plantão”, argumenta o secretário de Saúde, Dr. Cyrano Santos. Mais três enfermeiros também farão parte do quadro do Hospital.

Três clínicos-gerais estão sendo integrados no atendimento de internação do hospital. “Estes médicos farão uma escala de atendimento diário aos pacientes internados”, esclarece a diretora de Gestão Administrativa, Cláudia Monteiro.

Um fisioterapeuta cuidará dos atendimentos dos pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital, diariamente e utilizará sua especialização em uroginecologia para atender as pacientes da Casa da Mulher. Ainda nesta unidade, dois ginecologistas, um especializado em patologia cervical e outro em atendimento ambulatorial também irão compor a equipe.

As Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Bulhões e Novo Horizonte recebem ainda um médico da Saúde da Família em cada unidade. A atuação deles se dará por meio de ações de promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde da comunidade desses locais, de acordo com as diretrizes de saúde da família estabelecidas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Maternidade Municipal também irá contar com um ginecologista plantonista e o Centro de Diagnóstico, com um cirurgião geral.

De acordo com o secretário de Saúde, Cyrano Santos, com a contratação desses profissionais de saúde, foi possível fazer uma reestruturação do quadro administrativo da rede de saúde do município. “Esses profissionais estão integrando o quadro da rede municipal de saúde de acordo com a demanda, aumentando a capacidade de atendimento aos usuários e diminuindo o tempo de espera dos pacientes”, completa o secretário.

 A expectativa das autoridades de saúde é que, na próxima semana, novos médicos da lista de aprovados irão integrar a equipe. Um oftalmologista atenderá a demanda do Centro de Diagnóstico e um médico intensivista irá compor a área de CTI do Hospital.

 

Imagens




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais