Porto Real celebra Dia Mundial da Saúde

Porto Real celebra Dia Mundial da Saúde
TEXTO: Edson Sill   FOTO: Dorinha Lopes
Secretaria de Saúde realizou diversas atividades no Horto Municipal

Nesta sexta-feira, 7 de abril, foi realizado no Horto Municipal um evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito Ailton Marques, o secretário de Saúde, Cyrano Santos e outras autoridades municipais, além dos vereadores Fernanda dos Santos e Cláudio Luis Guimarães. A comemoração contou com a participação da Vigilância em Saúde; Saúde do Trabalhador; Cruz Vermelha; Atenção Básica; Tabagismo; Hipertensão e Diabetes; Saúde da Mulher; DST/AIDS e Hepatites Virais; Fisioterapia; Odontologia e Saúde Mental.

Também estiveram presentes os alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Hortência Nogueira e o mascote da dengue, chikungunya e zika, Dezinho. O evento trouxe ainda apresentações de muay thai do Centro de Treinamento Paulo King e da Oficina de Música do CAPS.

Outras atividades realizadas foram: ginástica laboral, avaliação do risco cardiovascular, aferição de pressão arterial, rastreamento para realização de glicemia capilar, avaliação de peso e altura e cálculo de IMC e diversas orientações relacionadas aos programas de saúde participantes. 

O secretário de Saúde, Cyrano Santos disse que a ideia é tornar essas ações itinerantes em Porto Real. “Nosso objetivo é promover eventos como este em outros bairros do município. Além de ser uma oportunidade de comemorar o Dia Mundial da Saúde é também um momento de promoção e prevenção”.

“O tema de 2017 é a depressão, que segundo dados de 2015 da OMS (Organização Mundial de Saúde), é a segunda principal causa de morte entre jovens. Precisamos de um olhar diferenciado, específico, pois a depressão traz incapacidade ocupacional e mata”, destacou o subsecretário de Saúde, Leandro de Oliveira.

Presente ao evento, o vice-prefeito e secretário de Obras, Ailton Marques falou sobre a gestão da saúde no município. “Estamos nos esforçando para que o mais breve possível possamos oferecer a qualidade que desejamos no atendimento de saúde. Acreditamos na força de todos os profissionais envolvidos nesse evento e agradecemos pelo empenho e competência. A experiência e o profissionalismo nos darão condições de melhorar a cada dia mais o andamento dos serviços de saúde”, concluiu.




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais