Porto Real celebra Semana da Cultura Italiana

Porto Real celebra Semana da Cultura Italiana
TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
Alunos das escolas municipais participam de oficinas

Começou na segunda-feira, 26, a Semana da Cultura Italiana em Porto Real. O evento acontece desde 2009, em cumprimento à Lei Municipal 051/09, a Lei Cacilda Verri Marassi, que tem como objetivo resgatar a história dos imigrantes que se estabeleceram em Porto Real. Os alunos das Escolas Municipais Maria Hortência Nogueira, Professora Eliana Provazi, José Ferreira e CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes participaram de oficinas de culinária italiana e visitação à Casa do Imigrante. O evento é uma parceria entre a  Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e a Associação Vittorio Emanuele II . Estiveram presentes o diretor de Cultura, Luis Fernando da Silva e a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira.

“É muito importante realizar essas ações que mostram a história e a tradição de nossa cidade. Por esse motivo promovemos essas atividades como forma de valorizar a história de Porto Real, como primeira colônia italiana do Brasil”, relatou o diretor de Cultura Luis Fernando da Silva.

A descendente de italianos, Virginia Dezós, considera a experiência de levar a culinária italiana para os alunos uma maneira de voltar ao passado e ainda de multiplicar conhecimentos. “É sempre importante mostrar a cultura italiana e mesmo com o passar do tempo perceber que ela continua viva na cidade. Quando eu era criança, na idade desses alunos, eu sabia fazer vários tipos de massas e ensinar um pouco do que eu sei para eles é muito gratificante”.

“Como educadores sabemos da importância de trabalharmos a história de Porto Real, buscando construir uma identidade cultural para os nossos alunos. A Semana da Cultura Italiana é uma oportunidade para transmitir às novas gerações como o processo de desenvolvimento da cidade contou com a participação efetiva dos italianos, que chegaram aqui no século XIX”, concluiu a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira.

 

Imagens




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais