Porto Real participa de Projeto Douradinho

Porto Real participa de Projeto Douradinho
TEXTO: Edson Sill   FOTO: Dorinha Lopes
Programa incentiva educação ambiental

A Rede Municipal de Ensino está participando do Projeto Douradinho, um programa de incentivo à educação ambiental através da leitura, que reúne alunos do 1º ao 9º ano. O projeto tem origem no livro Amiga Lata, Amigo Rio, do escritor Thiago Cascabulho. Ele esteve presente na Escola Municipal Cruz e Souza, onde conversou com os alunos e professores. O Projeto Douradinho tem o apoio da gincana Play The Call, um jogo global propõe o desafio de mobilizar 2 bilhões de pessoas nos próximos 4 anos em ações por um mundo melhor.

O autor Thiago Cascabulho, natural de Barra Mansa, escreveu o livro Amiga Lata Amigo Rio aos 19 anos, em 2001, com o objetivo ser um símbolo de defesa do Rio Paraíba do Sul. Ele disse que o programa segue até 5 de novembro em duas etapas: leitura e gincana.

“A primeira fase é a leitura do livro. São quase 40 municípios participantes, o que não me permite visitar todas as escolas participantes. Por esse motivo, conto sempre com apoio dos professores para divulgar o trabalho.  A segunda etapa é a gincana Play The Call, que possui cinco missões diferentes relacionadas ao meio ambiente”, esclareceu Thiago.

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira, afirmou que a visita do autor foi fundamental para incentivar a participação dos alunos. “A visita do autor trouxe motivação e incentivo aos nossos alunos. Somos o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a aderir ao Projeto Douradinho. Ressaltar a importância de educar ou criar consciência ambiental nos nossos alunos é de extrema importância. Eles representam o futuro da cidade de Porto Real e o meio ambiente é um tema transversal que deve sempre ser abordado na sala de aula”.

 




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais