Porto Real realiza ação de acolhimento aos profissionais de saúde.

TEXTO: Ricardo Moraes   FOTO: Dorinha Lopes

Porto Real realiza ação de acolhimento aos profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real reuniu a equipe para iniciar uma capacitação voltada às relações humanas no ambiente de trabalho. O evento “Acolhimento 2017”, realizado segunda-feira, no Horto Municipal, colocou o tema no centro das atenções e reforçou o conceito que já vem sendo trabalhado pela Secretaria do Estado de Saúde, na recepção às novas equipes de gestores da Saúde. “O profissional de saúde precisa ser bem acolhido, para acolher bem quem os procura no dia-a-dia do atendimento. Precisamos ver a saúde como um todo, sem perder de vista que nossa função maior é defender o munícipe”, destacou o secretário Cyrano Santos. Presentes ao encontro, o vice-prefeito, Ailton Marques, e o subsecretário de Saúde, Leandro de Oliveira, reforçaram a importância da humanização nos serviços públicos.

Essa visão ampla do atendimento em saúde também foi lembrada pela presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Consems), Maria da Conceição Rocha, convidada para uma palestra inaugural. Responsável pela saúde de Piraí, ela reforçou a importância de promover um atendimento integral ao ser humano, disponível a todos os pacientes, adaptado as condições de cada cidadão e aberto a um diálogo participativo com a sociedade. “Saúde não é um trabalho como outro qualquer. Não basta fazer cada um a sua parte. A responsabilidade é integral”, argumentou.

A atualidade do tema “acolhimento” foi reforçada por outra convidada especial do evento a secretária executiva da Comissão Inter Gestores da Regional do Médio Paraíba, da Secretaria do Estado de Saúde, Sônia Machado, que parabenizou Porto Real pela iniciativa. “Foi o primeiro município a dar prosseguimento a nossa proposta e promover esta aproximação entre os integrantes da equipe da Secretaria de Saúde”.

Além de assistirem a palestras que propõem uma reflexão sobre a importância de acolher colegas de trabalho e pacientes sempre de uma forma atenciosa e interessada, os presentes também participaram de dinâmicas de grupo conduzidas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), que realizou exercícios de relaxamento para melhorar o ambiente de trabalho. “O resultado foi muito positivo. Sem dúvida esta aproximação vai resultar em um atendimento melhor aos pacientes”, concluiu a responsável pelo evento e superintendente de Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Giane Gióia.

Prestação de contas

Os resultados registrados no terceiro quadrimestre de 2016 pelo sistema de saúde pública de Porto Real em 2016 foram apresentados em audiência pública, nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores, conforme determina a legislação. Com a apresentação da última parcial do ano, também foram expostos resultados finais de 2016. O percentual do orçamento municipal utilizado pela saúde foi 31,97%, superior ao piso exigido por Lei. No total, foram empenhados R$ 51,36 milhões, em serviços de diversas naturezas, como a atenção básica, o funcionamento do Hospital Municipal, exames, ações de vigilância sanitária entre outros.