Porto Real recebe superintendente dos Correios

Reunião define mudanças em Bulhões e no Bairro Colinas

A Prefeitura de Porto Real e representantes dos Correios se reuniram com lideranças comunitárias dos bairros Colinas e Bulhões nesta sexta-feira, 14. No encontro, realizado por solicitação do deputado federal Alexandre Serfiotis, foram definidas algumas melhorias no sistema de distribuição de correspondências na cidade, como a mudança no sistema de entrega para Bulhões e uma parceria com o município e comunidade para melhorar a identificação das ruas e residências.

Participaram da visita às comunidades que durou toda a manhã o vice-prefeito e secretário de Obras, Ailton Marques, o secretário de Governo, Jean Carlos dos Santos Silva, o secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, representantes do gabinete do deputado federal Alexandre Serfiotis, o superintendente estadual de Operação dos Correios, Cleber Isaias, o gerente de Distribuição Estadual dos Correios, André Ricardo e os vereadores Henry de Bulhões e Fernandinha.

Os moradores tiveram a oportunidade de externar que a entrega não está sendo feita em algumas ruas. Eles alegam que precisam buscar o pedido na unidade dos Correios, localizada no Centro, o que acaba gerando gastos maiores. “Eu faço muitas compras na internet devido à comodidade e pago o frete para que seja entregue na minha casa, mas não é o que está sendo feito”, lembrou o tesoureiro da Associação de Moradores de Bulhões, Luís Paulo Cândido.

De acordo com o superintendente estadual de Operação dos Correios, Cleber Isaías, o que acontece na cidade é que existem muitas ruas onde as numerações das casas encontram-se incorretas. Segundo ele, para que o serviço funcione é necessária uma parceria da Prefeitura com o Poder Legislativo da cidade para que, junto com os Correios, reorganize os números e haja uma melhor identificação das ruas. “A identificação deve seguir uma norma. As ruas devem ser numeradas com números pares e ímpares de cada lado e de forma crescente, para facilitar a entrega das encomendas”, enfatiza.

Atualmente, os moradores de Bulhões contam com um posto comunitário, fruto da parceria entre a Prefeitura e os Correios. A ideia é trazer o serviço para mais perto da comunidade, já que o bairro é afastado do Centro. “Nós nos comprometemos em enviar, uma vez por semana, além das cartas comuns, todos os objetos volumosos, que antes eram entregues no posto principal. Agora irão direto para o bairro, atendendo os moradores das comunidades de Santo Antônio e Vila Marina”, afirma.

O gerente de Distribuição Estadual dos Correios, André Ricardo, ainda sugeriu que fosse criado um Código de Endereçamento Postal - CEP para Bulhões. “Hoje em dia, somente as cidades com mais de 50 mil habitantes e distritos ou bairros fora da área central possuem CEPs distintos. Com um CEP diferente do restante da cidade a logística de entrega dos carteiros será facilitada”, completa.

O vice-prefeito Ailton Marques disse que deve realizar nos próximos dias uma ação conjunta com a Câmara Municipal, para definir melhor a identificação dos endereços no município, de acordo com a Lei de Abairramento. “Vamos montar uma equipe para agilizar esse processo. Nossa ideia é começar esse serviço modelo nesses dois bairros, para que depois seja implantado em toda cidade”, finaliza. Os vereadores Henry de Bulhões e Fernandinha concordaram que as mudanças são necessárias e se colocaram à disposição para encaminhar as ações na Câmara Municipal.