Porto Real sedia Fórum de Conselhos Municipais de Saúde

TEXTO: Edson Sill   FOTO: Dorinha Lopes
Evento busca fortalecer controle social de políticas públicas

Foi realizado na quinta-feira, dia 30,  na Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Infraestrutura; o Fórum Regional dos Conselhos Municipais de Saúde do  Médio Paraíba. Com objetivo de fortalecer o controle social de políticas públicas, conselheiros de saúde de 12 municípios da região participaram do evento. Estiveram presentes o vice-prefeito, Ailton Marques, o subsecretário de Saúde, Leando de Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Porto Real, Irton Marcos da Silva e a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Étila Ramos.

“Entre as pautas discutidas destacamos o Hospital Regional, a Conferência de Saúde da Mulher e a leitura do Regimento do Conselho Estadual de Saúde. Os conselhos têm um papel deliberativo e consultivo. Cabe a eles o exercício do controle social das políticas públicas de saúde”, observou Étila.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Porto Real, Irton Marcos da Silva, acredita que o fórum é uma excelente oportunidade para a resolução de diversas dificuldades de gestão. “Os representantes de cada município apresentam os problemas enfrentados e através da troca de experiências, levantamos possíveis soluções para as políticas de saúde da região”.

O subsecretário de Saúde, Leandro de Oliveira, afirmou que o Conselho de Saúde tem um papel fundamental para o desenvolvimento de uma melhor gestão dessa política. “É motivo de muita satisfação para o município poder fazer parte deste fórum, que é de extrema importância para uma melhor gestão de saúde. Através dessa estratégia, desenvolvemos um trabalho de ampla discussão, extremamente favorável para a nossa região”.