Porto Real sedia reunião de Fórum de Políticas Culturais do Médio Paraíba

Porto Real sedia reunião de Fórum de Políticas Culturais do Médio Paraíba
TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
Representantes de diversos municípios da região estiveram presentes

Foi realizada na sede da Associação Vitório Emanuele II, a 9ª reunião do Fórum de Políticas Culturais do Médio Paraíba. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Ailton Marques, o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, o diretor de Cultura e Turismo, Luís Fernando da Silva; a presidente do Fórum de Políticas Culturais e também secretária de Cultura de Resende, Denise Assis; a coordenadora do Instituto Dagaz, Clarisse Neto, a diretora geral da Fundação Porto Real, Emília Prota e ainda secretários e representantes das Secretarias de Cultura de Quatis, Itatiaia, Volta Redonda, Piraí, Rio Claro e Valença.

A conselheira regional de Cultura, Marinez Fernandez, ressaltou a importância do reconhecimento da cultura como economia criativa. “A cultura vem tomando uma posição de destaque em nosso país. Ela gera verba, modifica o cenário social. Precisamos reconhecer a cultura como economia criativa. A cultura é muito mais que alegria, que espetáculo. Estamos amparados por lei, buscando representatividade, trabalhando três eixos da cultura: simbólico, econômico e cidadão. Por isso é importantíssimo a participação efetiva dos municípios da região”.

“O Fórum de Políticas Culturais do Médio Paraíba acontece mensalmente com a participação de 12 municípios. Nosso objetivo é coordenar as ações de integração entre os municípios participantes na luta pela conquista de políticas públicas culturais que promovam o avanço social. Nesse Fórum tivemos na pauta, informações sobre a Conferência regional de Cultura que será realizada em Itatiaia, no dia 7 de abril. O Fórum trata-se de uma oportunidade de eleição de novos delegados para participação na Conferência Estadual, no Rio de Janeiro, em junho. O próximo encontro do Fórum será dia 28 deste mês em Rio das Flores”, relatou a presidente do Fórum, Denise Assis”.

O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva disse que a promoção de eventos como o Fórum é um elemento fortalecedor para o segmento cultural no município. “O objetivo do Fórum é ser um instrumento fortalecedor da cultura não só no município, mas também em toda a região. Buscamos não somente recursos financeiros, mas também recursos humanos existentes em nossa cidade, valorizando e descobrindo talentos”.




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais