Prefeitura economiza no carnaval para equilibrar as contas

Prefeitura economiza no carnaval para equilibrar as contas
TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
..........

Para priorizar investimentos na saúde, na conservação urbana e na educação do município, a Prefeitura de Porto Real optou por não investir recursos públicos na contratação de atrações musicais e na realização das festas de Carnaval este ano. “Estamos trabalhando para equilibrar as finanças do município e honrarmos nossas obrigações com servidores e fornecedores, mesmo com uma queda na arrecadação de R$ 13 milhões no último ano. Sou a favor das festas populares, mas no momento não é possível gastar recursos públicos com o que não é essencial”, argumenta o prefeito Ailton Marques.  

Segundo o prefeito, a Festa Italiana e a Expo Real serão realizadas em 2018 com recursos oriundos da iniciativa privada ou de parcerias com os governos federal e estadual. “Conseguimos realizar a Expo Real 2017 com custo zero para o município e assim vamos agir novamente neste ano, lembrando que a realidade financeira do município hoje é muito diferente de cinco anos atrás, quando o município chegou a arrecadar quase o dobro do que arrecada hoje”, comenta o prefeito.

Desde 2017, a Prefeitura vem renegociando contratos para alcançar o mais rapidamente possível o equilíbrio entre receitas e despesas. Em março deste ano, com o término de dois contratos de prestação de serviços de manutenção do município e sua substituição por um novo modelo de gestão, que divide a cidade por áreas, a expectativa é que seja possível reduzir em até R$ 5 milhões as despesas com capina, roçada, recolhimento de entulho entre outros serviços de conservação. “Neste período de transição, infelizmente não tem sido possível manter a qualidade nos serviços. Mas estamos confiantes que em pouco tempo a cidade estará bem organizada e ainda faremos uma grande economia”, explica o prefeito.       

Sábado Família Folia

Sem realizar novas despesas, a Prefeitura, através da Guarda Municipal, estará de prontidão para dar suporte às iniciativas populares de carnaval. Além disso, o Departamento de Cultura promoverá uma matinê para as crianças no sábado de carnaval, a partir das 14hs, com som mecânico, zumba, brinquedos infláveis e apresentação de cosplay, no Horto Municipal. O evento faz parte do “Sábado Família”, que ocorre mensalmente no município. Os serviços essenciais do município funcionaram normalmente.

 



Siga e compartilhe
nas Redes Sociais