Prefeitura inicia mapeamento de empreendedores do município

TEXTO: Diana Chaves   FOTO: Dorinha Lopes
Questionário Fala Empreendedor objetiva conhecer comércio local e oferecer suporte

Nesta terça-feira, 09, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda iniciou o mapeamento dos empreendedores do município, aplicando de forma direta e pessoal, o questionário Fala Empreendedor. A iniciativa tem por objetivo cadastrar os comerciantes locais, visando conhecer a demanda de empreendedores, empresas e empresários e posteriormente oferecer suporte como cursos e capacitações.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, José Olímpio Jr., percorreu alguns comércios localizados no Centro, aplicando o questionário. O microempresário e morador de Porto Real, Paulo Roberto Ramos, tem sua loja de utilidades há 11 anos na cidade. “Acho que a aplicação desse questionário vai ajudar bastante o comerciante da cidade, pois serve para nos conhecer melhor e saber as preferências do consumidor”, relata ele, convicto.

“Realmente é uma iniciativa muito boa essa da prefeitura, pois a finalidade é de melhoria e de sabermos quais são as necessidades do mercado. E quem sabe até novas oportunidades surgirão”, afirma o microempreendedor, Valter de Oliveira Jr., que tem seu comércio de assistência técnica de celulares, há um ano na cidade.

“A ideia é estimular o empreendedorismo na cidade fazendo um mapeamento dos serviços oferecidos. Os pequenos e médios empreendedores são grandes colaboradores para o desenvolvimento econômico do município. Conseguimos atuar de maneira mais eficaz quando conhecemos a realidade e as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda.

Ainda segundo a secretária, a estratégia de aplicação do questionário é realizar todo o mapeamento até 30 de junho, abrangendo bairros como Centro, Jardim Real e Freitas Soares até o final desta semana e percorrer os demais até a finalização do cronograma.

A partir do mapeamento, a Secretaria vai promover encontros com os empreendedores e microempreendedores para tratar de assuntos de interesse da comunidade envolvida, como treinamentos e qualificação dos trabalhadores. Para isso, irá firmar parcerias como com o SEBRAE e empresas do município e da região. Para participar do levantamento, basta acessar  o site da Prefeitura de Porto Real ou da prefeitura pelo endereço www.portoreal.rj.gov.br.