Prefeitura promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

TEXTO: Edson Sill   FOTO: Dorinha Lopes
Prefeitura promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Nesta sexta-feira, 7, das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde promove no Horto, um evento que celebra o Dia Mundial da Saúde. A comemoração conta com a participação da Vigilância em Saúde; Saúde do Trabalhador; Cruz Vermelha; Atenção Básica; Tabagismo; Hipertensão e Diabetes; Saúde da Mulher; DST/AIDS e Hepatites Virais; Fisioterapia; Odontologia e Saúde Mental.

O evento traz atividades como ginástica laboral, avaliação do risco cardiovascular, aferição de pressão arterial, rastreamento para realização de glicemia capilar, avaliação de peso e altura e cálculo de IMC e diversas orientações relacionadas aos programas de saúde participantes.  Para isso,  tendas vão estar montadas no Horto Municipal com orientações e distribuição de folhetos informativos sobre diversas doenças como dengue, chikungunya e zika; tuberculose e hanseníase.

O setor de Fisioterapia vai promover atividades relacionadas à reabilitação. A Odontologia vai realizar ações de promoção de saúde bucal. Já o setor de Saúde Mental vai promover um debate sobre drogas e ainda falar sobre o diagnóstico precoce do autismo.

Haverá também exposições sobre animais peçonhentos e sinantrópicos (ratos, cobras, baratas, escorpiões, etc.), brincadeiras relacionadas ao controle de mosquitos e a presença do mascote da dengue, chikungunya e zika, o Dezinho.