Produtores rurais participam de curso de instalação de cerca elétrica

TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
Capacitação é resultado de parceria entre SENAR, Sindicato Rural e Prefeitura

Foi realizado nos dias 16,17 e 18 deste mês, na Fazenda Bom Sossego, em Bulhões, o curso de instalação de cerca elétrica. A capacitação, que envolveu mais de 20 produtores rurais, de Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda e Resende, é resultado de uma parceria entre o Sindicato Rural de Barra Mansa (SRBM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Durante o curso, que tem duração de 24 horas de conteúdo teórico e prático, os produtores aprenderam sobre manejo do gado; elaboração e objetivo do piquete (divisão de pastagens) e as vantagens do uso da cerca elétrica, entre outros assuntos.

“Através de parcerias buscamos oferecer suporte de acordo com a demanda dos produtores da região. O curso de instalação de cerca elétrica se deu graças ao apoio dispensado pela Prefeitura de Porto Real, que juntamente com o proprietário da fazenda, ofereceram a estrutura necessária. Nosso maior objetivo é ofertar serviços de maneira a agregar cada vez mais valor ao trabalho desenvolvido pelos produtores. Os cursos são oferecidos gratuitamente e quem quiser mais informações basta contatar o Sindicato Rural”, esclareceu a mobilizadora do SRBM, Juliana Viana.

O instrutor do SENAR, Marcelo Afonso Cândido, enfatizou que o curso de instalação de cerca elétrica alia a tecnologia ao campo em favor do produtor. “O uso da cerca elétrica traz diversos benefícios. Podemos, por exemplo, citar a economia, a praticidade e a segurança. Os gastos com essa estrutura são cerca de 80% de menores se comparados à cerca convencional”.

“O curso é muito proveitoso, pois auxilia em questões que vão além da própria instalação da cerca. É um apoio muito importante para a pecuária, pois traz inovação e tecnologia a serviço do produtor rural”, enalteceu o produtor rural, Manoel Luciano Feio da Silva, proprietário da Fazenda Bom Sossego.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Vanessa Miranda, reafirmou a importância de capacitar os produtores rurais. Para ela o conhecimento é chave necessária para a valorização do produtor rural. “Precisamos dar valor aos produtores rurais, buscando sempre as parcerias necessárias de acordo com a demanda de cada um deles. É fundamental essa preocupação e suporte para aperfeiçoar e dar ainda mais qualidade à produção rural em nossa cidade”.