Saúde firma pacto regional e garante realização de mais cirurgias

Saúde firma pacto regional e garante realização de mais cirurgias
TEXTO: Diana Chaves   FOTO: Publicação
Reunião da Comissão Intergestores dos municípios deliberou os benefícios

O Secretário de Saúde,  Cyrano Santos, esteve presente nessa última terça-feira, 27, na reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR) em Piraí, com os demais secretários de saúde da região do Médio Paraíba para debater propostas de melhorias para a saúde. Durante a reunião foram abordados diversos assuntos, como a pactuação do mutirão de cirurgias eletivas para a região, segundo preconiza a Portaria 1.294 de 25 de maio de 2017 do Ministério da Saúde, que define a estratégia para amplificação do acesso aos procedimentos eletivos.

De acordo com a secretaria, todo o apoio recebido do prefeito, Jorge Serfiotis, no sentido de garantir uma saúde com cada vez mais qualidade tem sido essencial. “O encontro da CIR foi mais uma oportunidade para os gestores discutirem políticas de saúde e, consequentemente, realizarem pactuações, a exemplo da cirurgia de catarata, e de procedimentos de urologia. O município de Porto Real irá efetuar cirurgia de varizes e relacionadas a especialidade de otorrinolaringologia”, contou a superintendente do setor de Controle, Avaliação e Planejamento, Giane Gioia, que ainda ressaltou que a portaria ministerial irá auxiliar na redução das demandas reprimidas para cirurgias eletivas.

Na plenária também foi realizada a Oficina de Planejamento com representantes das áreas técnicas dos municípios como Vigilância em Saúde e Atenção Básica, onde o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e o grupo de trabalho de planejamento da Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Regional do Médio Paraíba (SE-CIR/MP), abordaram etapas acerca da elaboração dos instrumentos de gestão, dentre eles o Plano Municipal de Saúde que irá abranger os anos de 2018 a 2021, e estabeleceu 31/08 desse ano, o prazo para entrega.




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais