Saúde promove capacitação para agentes comunitários de saúde

Saúde promove capacitação para agentes comunitários de saúde
Humaniza SUS evidenciou importância do acolhimento aos usuários

Na última sexta-feira, 30, o auditório do Horto Municipal recebeu os 43 agentes comunitários de saúde (ACSs) e sete enfermeiros de todas as unidades de saúde do município, para o I Encontro Humaniza SUS dos ACSs. Promovendo a integração de todos os programas e seus respectivos coordenadores, o evento, realizado pela Secretaria de Saúde através da Atenção Básica, abordou a importância do acolhimento humanizado aos usuários da saúde do município.

A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos promover um melhor atendimento aos usuários e, para isso, é necessário que os profissionais sejam qualificados. “Esse encontro visa mostrar como é essencial escutar, conversar, acolher e criar vínculos com os usuários, uma vez que é na hora da doença onde normalmente as pessoas estão mais fragilizadas. O curso busca tocar o coração desses agentes, pois eles são a ponta de todo nosso trabalho. São eles que propagam as situações positivas da saúde para a população”, reforça a diretora da Atenção Básica, Suzanne Balieiro.

O público alvo dessa capacitação foram servidores dos hospitais e atenção básica, por serem esses que estão em contato direto com os pacientes, e passam mais tempo com as pessoas que buscam atendimento no sistema municipal de saúde.

A ACS da Unidade de Saúde da Família (USF) do São José, Claudia Helena de Castro, reconhece a importância da capacitação e de seu trabalho com a população de seu bairro. “Acho que nós somos a base do trabalho da Atenção Básica  e temos que praticar um olhar humano e diferenciado para manter o foco no cuidado. Esses cursos nos transmitem a importância de não deixar de observar aquilo que precisa ser visto”.

“É um compromisso do Governo Municipal  atender a população com humanização e respeito. Tenho certeza que essa capacitação os ajudará no melhor desempenho de seus trabalhos. Atualmente vejo a enorme relevância e dependência que a Saúde tem do ACS, responsáveis por levar a condição saudável para a população do nosso município. Levam e trazem informações e fazem um trabalho adequado. Essa é uma equipe com grande capacidade e vontade de resolução, eles conhecem os moradores e se aproximam deles. Essa capacitação em humanização garante o atendimento aos direitos dos usuários bem como a gestão participativa aos servidores. A proposta maior é fazer com que o público das unidades seja bem atendido e os profissionais valorizados, pois é uma das formas de valorização profissional, onde promove a igualdade de justiça social e as maiores necessidades dos usuários passam a ser atendidas”, afirma o Secretário de Saúde, Dr. Cyrano Santos.

Também participaram da reunião o deputado federal, Alexandre Serfiotis, que ressaltou a importância do evento, o subsecretário de Saúde, Leandro Oliveira e os coordenadores dos programas de saúde.

Imagens




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais