Secretaria realiza Fórum Municipal de Meio Ambiente

Secretaria realiza Fórum Municipal de Meio Ambiente
TEXTO: Edson Sill   FOTO: Dorinha Lopes
Secretaria realiza Fórum Municipal de Meio Ambiente Novos conselheiros foram empossados durante cerimônia

Foi realizado na última sexta-feira, dia 24, no Horto Municipal, o Fórum Municipal de Meio Ambiente. O evento teve o tema “Política Pública Ambiental Compartilhada e a Importância da Participação Comunitária”. Estiveram presentes o vice-prefeito Ailton Marques, o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo, os vereadores Cláudio Guimarães  e Paulo Cesar; e outras autoridades municipais. Também na ocasião, tomaram posse os 12 novos conselheiros do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) juntamente com os respectivos suplentes para o biênio 2017/2018.

“O objetivo do Fórum de Meio Ambiente é traçar diretrizes norteadoras para futuras legislações ambientais dentro do município. Para isso, o CONDEMA é formado por representantes do Poder Público Municipal, integrantes da sociedade civil e, ainda; representantes do segmento produtivo e entidades técnicas (empresas privadas). Através de uma gestão compartilhada, o Governo Municipal, pode tomar decisões conforme a necessidade apresentada pelos representantes de cada segmento”, considerou a Coordenadora de Monitoramento e Licenciamento Ambiental, Roberta Silva.

A advogada, Ednilda Teixeira, além de tomar posse como conselheira de Meio Ambiente, realizou uma reflexão com o objetivo de inspirar as discussões que aconteceram dentro dos grupos temáticos. O tema “Estado de Direito Ambiental e o Princípio do Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado Com o Direito Fundamental” foi a base para a sugestão das novas políticas públicas. “Quando repartimos as responsabilidades, colaboramos de forma concreta para uma melhor gestão do meio ambiente”.

Os grupos temáticos trabalharam os assuntos: aumento das áreas verdes, legislação ambiental municipal, sistema de esgotamento sanitário e consumo de água potável. Um total de 16 propostas foi elaborado por dois grupos que visaram principalmente, a destinação do lixo, o consumo e uso racional da água; esgotamento sanitário e educação ambiental.

“Através de uma política pública compartilhada, tentamos despertar na população a consciência de que ela também tem o próprio papel dentro dessa responsabilidade. O tema do fórum deste ano vem de encontro ao trabalho sério desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e traz à discussão assuntos importantes como a destinação apropriada do lixo e o uso racional da água”, destacou o vice-prefeito, Ailton Marques.




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais