Sindicato Rural e SENAR vão promover capacitações para produtores rurais

Sindicato Rural e SENAR vão promover capacitações para produtores rurais
TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
Reunião esclareceu dúvidas sobre regularização de documentos de propriedades

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda realizou na terça, 6,  no Horto Municipal, uma reunião com representantes dos produtores rurais de Porto Real. O objetivo foi apresentar os cursos e capacitações promovidos através de parcerias com o SEBRAE e ainda como funciona o processo de regularização de documentos de propriedades rurais. Na ocasião marcaram presença o prefeito Ailton Marques, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda, o presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, Adilson Rezende e a mobilizadora do SENAR, Juliana Viana.

“É muito importante que o produtor rural tenha toda a documentação necessária para exercer legalmente a sua atividade. O objetivo do Sindicato é dar suporte ao produtor, auxiliando no que for preciso nesse processo de regularização”, esclareceu o presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, Adilson Rezende.

Os produtores tomaram conhecimento de toda a documentação necessária para a regularização das propriedades e foram convidados a participar de um curso gratuito promovido pelo SEBRAE em parceria com o SENAR denominado “Negócio Certo Rural” (NCR). A mobilizadora do SENAR, Juliana Viana, explicou como funciona e quais os objetivos do curso. “O intuito é proporcionar ao produtor rural uma oportunidade de melhorar a gestão, valorizando a própria produção como um empreendimento. Através de ferramentas simples conseguimos desenvolver estratégias de marketing e empreendedorismo, por meio de uma linguagem acessível a todos. O NCR foi criado em 2009 e tem uma metodologia específica trabalhada em cinco encontros e duas consultorias”.

“Estamos preparando uma programação especial de capacitações para os produtores rurais. Toda essa estrutura visa principalmente otimizar a produção rural, possibilitando ao produtor  melhorias significativas no que diz  respeito a valorizar e impulsionar o agronegócio no município”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda.

O prefeito Ailton Marques reiterou a importância de valorização do produtor rural como empreendedor. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda está empenhada em dar apoio ao produtor rural, o fazendo entender a agricultura e a pecuária como um verdadeiro empreendimento. A promoção dessas capacitações ao longo do ano aliada ao suporte necessário para a regularização das propriedades rurais é apenas um projeto embrionário para incentivar o agronegócio em Porto Real”.

 

 

Negócio Certo Rural

 

O objetivo do curso é contribuir com a gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco o empreendedorismo, visando o fortalecimento da agropecuária brasileira. SENAR e SEBRAE trabalham em conjunto na difusão de ferramentas presenciais por meio da aquisição de competências, conteúdos técnicos e humanos para que consigam adquirir melhor renda e mais qualidade de vida.

Os temas abordados são: Realize o Diagnóstico da Propriedade Rural; Identifique Ideias de Negócio; Descreva o Negócio; Avaliação da Ideia do Negócio; Verifique a Viabilidade do Negócio; Organize e Administre o Negócio e Gestão da Propriedade. O programa tem carga horária de 46 horas, sendo 40 em sala de aula e seis horas de consultoria.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda está realizando os contatos com os produtores cadastrados e promove ainda este semestre o curso Negócio Certo Rural no Horto Municipal. Mais informações: (24) 3353-4910.




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais