Teatro a Bordo se apresenta no Horto Municipal

TEXTO: Edson Sill   FOTO: Letícia Virgílio
Cinema e circo completam programação do evento

Em um palco itinerante, iluminado com energia solar, estacionou no Horto Municipal, o primeiro teatro móvel solar do Brasil, Teatro a Bordo. O evento, que acontece em Porto Real, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e o Instituto CCR.  Alunos de todas as escolas municipais vão participar de oficinas de confecção de bonecos, assistir às apresentações culturais de circo, teatro e cinema e ainda prestigiar artistas da cidade. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.

“Inspirado nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos”, destacou a assessora de comunicação do Teatro a Bordo, Rafaella Martinez.

“As apresentações são realizadas em praças e espaços públicos, com acesso à população, abrindo as cortinas também para os artistas da cidade. Isso proporciona o intercâmbio cultural e a valorização da cultura local. Esse projeto é apresentado aos municípios que já têm uma parceria com o Instituto CCR no Programa Caminhos da Cidadania. Consideramos muito válida essa oportunidade de trazer cultura e entretenimento aos cidadãos de Porto Real”, relatou a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira.

11h00 – “Cortejo de Chegança” dos artistas

14h30 – Oficina: Confecção de Bonecos Brincantes

16h00 – Circo: Sessão Solene

18h30 – Apresentações locais