Casa do Produtor Rural auxilia alimentação de escolas e creches

TEXTO: Edson Sill   FOTO: Dorinha Lopes
Mais de 1,5 mil mudas foram plantadas

Com o intuito de promover uma alimentação cada vez mais saudável, a Casa do Produtor Rural realizou nos últimos dois meses o plantio de mais de 1,5 mil mudas de hortaliças. O objetivo é contribuir para o cardápio dos serviços de convivência, escolas e creches do município. Entre outras atividades, a Casa do Produtor responde ainda pela Estufa Municipal e auxilia o trabalho de pequenos agricultores. Exemplo disso foi que entre os meses de março e abril, um total de 33 produtores recebeu suporte técnico e fornecimento de maquinário para arar e gradear o plantio de feijão, que acontece nessa época do ano.

“Orientamos quanto ao plantio e análise do solo; pragas e outros fatores e disponibilizamos o trator. Em relação à horta, realizamos nos últimos meses o plantio de um total de 460 pés de alface, 100 pés de pimentão, 300 pés de chicória, 200 pés de couve, 80 pés de jiló, 200 mudas de brócolis e 200 mudas de repolho. Já na Estufa Municipal, temos uma média de doação de quase 3 mil mudas de diversas espécies. Entre elas: jiló, pimentão, tomate cereja, alface, maracujá, chicória, salsinha e mostarda”, enumerou o técnico agrícola, André Luís de Sá.

André explicou ainda como funciona o procedimento caso o produtor precise de apoio técnico. “Temos um total de 60 produtores cadastrados atualmente. Em caso de necessidade de algum suporte, o interessado deve comparecer à sede da Casa do Produtor. Após isso, mediante um agendamento prévio, realizamos uma visita, e, através de uma análise fazemos um cadastro do produtor. A partir daí ele passa a ser acompanhado constantemente”.

“A Horta Municipal e a Estufa têm como princípios direcionar os alimentos para os serviços de convivência, escolas, creches e atender o produtor. Além disso, todo mês acontece o encontro com os produtores rurais, onde são debatidos assuntos e elaboradas propostas, sempre visando o desenvolvimento da agropecuária de nossa cidade”, relatou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda.