Orientações sobre Coronavirus

Prevenção

//

Prevenção

Pratique o distanciamento social

O distanciamento foi utilizado pela maioria dos países que apresentam altos índices de contágio. As medidas surtiram efeitos positivos e os números de contaminação diminuíram consideravelmente, sofrendo menos impactos, em comparação com aqueles que somente levaram a doença a sério mais tarde. No entanto, é importante estar sempre atento e não relaxar totalmente as medidas de isolamento.

O ideal é evitar aglomerações. Pode haver pessoas infectadas com o vírus que poderão transmiti-lo facilmente para os demais. O contato próximo com outras pessoas deve ser evitado o máximo possível.

Se precisar sair de casa, faça isso somente para casos necessários, como a ida em supermercados e farmácias. Caso trabalhe fora, você deve redobrar os cuidados e se proteger ainda mais. Se você puder trabalhar em casa no regime home office, aproveite essa possibilidade para se resguardar.

Faça a adequada higienização das mãos

As mãos devem ser higienizadas com frequência. A lavagem com água e sabão é suficiente para eliminar eventuais partículas contaminadas e prevenir doenças. Isso porque a camada mais externa do vírus é composta por gordura e o sabão tem a capacidade de quebrar essas moléculas de gorduras e acabar com o vírus.

Portanto, lave as mãos várias vezes ao dia e sempre que possível, principalmente antes das refeições, após o uso do banheiro e depois de chegar da rua. Esse cuidado pode ser o diferencial para mantê-lo seguro e protegido.

Utilize o álcool em gel

O álcool em gel também é uma forma de quebrar a estrutura do vírus e reduzir as chances de contaminação. Muitos estabelecimentos, como farmácias, lojas e supermercados já disponibilizam álcool em gel para os clientes.

Use máscaras faciais

Utilize as máscaras sempre que tiver que sair de casa. O uso de máscaras faciais já é obrigatório na maioria dos Estados do país. Esse acessório é bastante útil, pois impede a passagem de gotículas de saliva e outras partículas contaminadas com o vírus, reduzindo assim as chances de contaminação de uma pessoa para outra quando elas estão próximas.

As máscaras do tipo cirúrgicas são descartáveis, mas existem modelos que tecido, por exemplo, que podem ser reutilizados após a lavagem. O recomendado é que a máscara seja trocada por uma limpa, a cada 4 horas ou sempre que você perceber que ela já está úmida ou ficou suja.

Evite ambientes de risco

Os locais fechados costumam ser mais propícios para a propagação do vírus, em decorrência da pouca circulação de ar. Os ambientes mais perigosos são elevadores, academias, metrô, ônibus, cinemas, bancos e qualquer local fechado.

Evite ir até hospitais sem necessidade

O recomendado é evitar se locomover até hospitais, clínicas, unidades de pronto atendimento e outros estabelecimentos de saúde, caso você não tenha nenhum sintoma de Covid-19. Somente vá a esses locais em caso de urgência e para realizar tratamentos que não podem ser adiados, como hemodiálise e procedimentos contra o câncer e demais doenças graves.

Os hospitais são ambientes extremamente contaminados e podem fazer com que você seja facilmente infectado com o vírus. Quando falamos em pessoas que estão com a saúde debilitada, o contágio com o Covid-19 pode se manifestar de maneiras muito graves.

Mantenha a imunidade alta

Aumentar a imunidade é uma maneira de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de contrair gripes e resfriados. Os cuidados com a saúde incluem:

Tenha atenção ao armazenar as compras

Muitas pessoas adotam os cuidados necessários, mas se esquecem de higienizar pacotes de leite, carne, frango, sucos e frutas, por exemplo. Esse erro pode ser uma brecha para a entrada do vírus dentro da sua casa.

Antes de guardar as compras, o ideal é lavar os pacotes de mercadorias que entram dentro de casa. Afinal, supermercados e hortifrutis são ambientes muito movimentados e apresentam um alto risco em contaminação. Caso uma pessoa doente derrame uma gotícula contaminada do vírus na superfície, você pode adquirir o item e ser contaminado.

Por isso, não guarde as compras imediatamente nos armários, na despensa ou na geladeira. O recomendado é lavar as embalagens com água e sabão e passar álcool 70% para reduzir o risco de contágio.

Faça a limpeza dos ambientes

A casa deve ser limpa com frequência, principalmente após receber uma visita. Nunca se sabe se você está recebendo alguém contaminado e assintomático, ou seja, pessoas que não apresentam nenhum sintoma da doença. Portanto, capriche na limpeza de mesas, cadeiras, computadores, telefone, maçanetas, interruptor de energia etc. O ideal é lavar essas superfícies com água sanitária e desinfetante.

Tome cuidado com o local de trabalho

Se não puder trabalhar remotamente e tiver que ir até a empresa, tenha cuidados redobrados. Os ambientes de trabalho apresentam um alto risco de contaminação, afinal todos os dias pessoas chegam para trabalhar e não se sabe se elas estão infectadas, não é mesmo? Por isso, eles devem passar por uma limpeza rigorosa diariamente, com os produtos adequados e equipamentos para evitar a transmissão.

Os escritórios fechados e locais com pouca circulação de ar são particularmente perigosos. Você deve se proteger o máximo nesses espaços, continuar utilizando máscaras faciais, lavando as mãos e usando álcool em gel com frequência — e, claro, mantendo o distanciamento dos seus colegas de trabalho.

A prevenção ao coronavírus deve ser uma obrigação de toda a sociedade. Todos devem se unir para combater o contágio até que a vacina seja finalmente anunciada pela comunidade médica e científica. Afinal, cada pessoa tem responsabilidades na pandemia que se referem à proteção contra o contágio e também de cuidar dos demais que estão ao se redor. Portanto, o senso coletivo também deve ser considerado se quisermos diminuir a propagação do vírus e reduzir os índices de contaminação.

Que tal espalhar o conhecimento adiante para conscientizar as pessoas de como se prevenir? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas saibam se proteger contra o contágio do novo coronavírus!



e-SIC
radar