Julho Amarelo

13/07/2021

Julho Amarelo

Estamos no Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, pede a conscientização sobre a doença, principalmente dos tipos: B e C, as mais comuns. Segundo a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Carla Gomes, nas Unidades de Saúde da Família (USF), são oferecidos testes rápidos para a detecção das unfecções dessas hepatites, que são consideradas doenças silenciosas e podem evoluir por anos sem apresentar sintomas.
A Coordenadora ainda explica que as Hepatites B e C têm tratamento. A Hepatite C com perspectiva de cura e a Hepatite B através da vacinação pode impedir a infecção .“É muito importante o diagnóstico precoce para que o tratamento seja rápido e eficiente” - Frisou Carla. É fundamental também que todos tomem a vacina para Hepatite B .
É MUITO IMPORTANTE TOMAR ALGUNS CUIDADOS:
- Não compartilhe com outras pessoas qualquer objeto que possa ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates de unha, esmaltes, lixas, pauzinho de laranjeira escova de dente, etc);
- Use sempre preservativo nas relações sexuais;
- Não compartilhe objetos utilizados para o uso de drogas ou para a injeção de medicamento;
- Toda gestante deve fazer o teste para as hepatites B e C no pré-natal. No caso da hepatite B, há formas de evitar a transmissão do vírus para a criança. Já o tratamento para hepatite C não é recomendado na gestação, mas após o parto a mulher poderá ser tratada.
PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SOLICITE O TESTE RÁPIDO.