Secretaria de Educação inicia parceria com a SICOOB para o ensino de Educação Financeira na Escola em Tempo Integral

22/04/2024

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, junto à direção da escola integral E.M. Marina Graciani Fontanezzi, realizou um encontro junto às representantes da instituição bancária SICOOB, Giovanna Lyssa e Leidiane Alves da Gama, a fim de firmar o início de uma parceria para a disciplina Educação Financeira que atualmente é ministrada para todos os alunos da nova escola. O objetivo do encontro foi iniciar o processo de implementação de dois novos projetos: o Cooperativa Mirim e "Financinha", ambos voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à Educação Financeira.
Com finalidade educacional e amparada no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo, o Programa Cooperativa Mirim incentiva e apoia, sob a orientação de um Professor Orientador, a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas, cooperativas educacionais e demais instituições de atendimento a crianças e jovens, entre a faixa etária de 8 a 17 anos.
A metodologia ocorre de forma transversal e interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, obtendo responsabilidades sociais, morais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar.
Outro projeto que será implementado "Financinha", o qual faz uso de metodologia única e completa de educação financeira. De acordo com Giovanna Lyssa, o programa visa apoiar professores, facilitando o diálogo sobre finanças com o público infantil em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da educação financeira como tema transversal. Para isso, o conteúdo é apresentado em linguagem lúdica e acessível ao repertório da infância, abordando temas como sonhos, necessidades e desejos relacionados ao contexto financeiro.
"Estamos investindo nas ações voltadas para o ensino integral, em especial, estimulando a parceira com empresas privadas que possuem um programa rigoroso de responsabilidade social. Desta forma esperamos incentivar a cultura do empreendedorismo nos nossos alunos", destacou o prefeito Alexandre Serfiotis.
Participaram do encontro a Subsecretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo, profª Giovana de Oliveira Silva, a diretora geral da unidade de ensino profª Danielle Marquiole e o prof. responsável pela disciplina Educação Financeira, Anaximandro Cominetti.