Secretaria de Saúde realiza atividade alusiva ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

06/06/2023

A Secretaria Municipal de Saúde, SMS, realizou nesta terça-feira, 6, em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma sala de espera com gestantes na Casa da Mulher, localizada no bairro Ettore. Segundo a Coordenadora da Saúde da Criança, Ingrid Resende Moreira, o trabalho consistiu em sensibilizar as gestantes presentes sobre a relevância do Teste do Pezinho para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças.
Ela destacou que no município, pensando na melhoria do acesso ao exame e para que os testes sejam realizados no período ideal (a partir de 48h até o 5º dia de vida), os recém-nascidos já saem com o teste realizado antes da alta da maternidade municipal. Informou que aos nascidos em outro município, o teste pode ser realizado no Policlínico do Fátima às segundas-feiras, de 8h30 as 11h30; No Centro de Diagnóstico e Tratamento, CDT, de terça a sexta-feira: de 14h às 16h. “Tão importante quanto a realização do exame é a busca pelo resultado para um tratamento adequado, em tempo oportuno, evitando sequelas irreversíveis ao recém-nascido que tiver um resultado alterado” Concluiu Ingrid.