Notícias

Serviços de Convivência reúnem mais 500 usuários em Porto Real

10/06/2024

Serviços de Convivência reúnem mais 500 usuários em Porto Real

Longevidade e juventude; arte e música; representação cultural; dança e responsabilidade social. São elementos como esses que fazem dos Serviços de Assistência e Fortalecimento de Vínculos em Porto Real, sucesso de público. Atualmente, são mais de 500 usuários, divididos entre: Nova Geração da Melhor Idade (175); Capoeira (100); Hidroginástica (60); Vem Dançar Comigo (45); Desenho Artístico 3D (50); Banda Municipal (38); Violão (25); e Programa de Trabalho de Proteção na Adolescência (PTPA) (13).
“Há inscrições abertas para o Artesanato. Nesse caso, há prioridade para os que já são usuários dos serviços de convivência, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASDHH). Para se inscrever é preciso comparecer à sede da Secretaria de Assistência com os seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de residência e no caso da Hidroginástica, também atestado médico”, explicou a secretária Valéria Sá.
Nova Geração da Melhor Idade
As atividades acontecem na sede da SMASDHH, quartas e sextas, das 8h às 9h30; em Bulhões, na Quadra do Santo Antônio, segundas, quartas e sextas, 7h às 8h; na Quadra do Parque Mariana, segundas e quartas, das 8h15 às 9h15 e na Academia da Saúde, no Freitas Soares, terças e quintas, das 8h15 às 9h15. Os integrantes contam com: atividades físicas; dança e hidroginástica, além de participarem de atividades culturais em diversos eventos do município.
Capoeira
A capoeira, além de ser um exercício que desenvolve a coordenação motora, melhora a frequência cardíaca, promove o desenvolvimento muscular, ajuda na queima de gordura e aumenta a flexibilidade e a resistência física. As atividades são voltadas para crianças, adolescentes e adultos, criando um ambiente de aprendizado e convivência saudável.
O serviço acontece nos seguintes locais: Avenida B (Jardim das Acácias), próximo ao Quiosque do Saber, às segundas, às 19h30; Academia da Saúde (Freitas Soares), às quartas, sábados às 19h30 e próximo à Lagoa do Jardim das Acácias, às sextas, 16h.
Hidroginástica
A piscina da atividade foi inaugurada pelo prefeito Alexandre Serfiotis no último mês. As aulas contam, atualmente, com 60 usuários e desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório, força, flexibilidade, relaxamento e coordenação motora. Para participar é exigido um atestado médico, além de outros documentos. As aulas acontecem todas as terças e quintas, das 09h às 11h e das 14h às 16h, na sede da SMASDHH.
Vem Dançar Comigo
Um dos Serviços de Convivência mais antigos, atualmente, possui 45 alunos dos 7 aos 26 anos de idade. Recentemente premiado, em novembro de 2022, no Festival Itinerante Tons de Dança, na categoria “Danças Urbanas”, o “Vem Dançar Comigo” trabalha com as seguintes modalidades: hip hop; jazz funk; locking; wacking; vogue; popping e freestyle.
Participam de diversas apresentações dentro e fora do município. Em 2022, foram anfitriões de uma mostra de dança que trouxe dançarinos, além de Porto Real; de Barra do Piraí; Quatis; Resende e Itatiaia. As atividades ocorrem às segundas (9h às 10h) e quartas (13h30 às 14h30) na Secretaria de Assistência. Às terças, (9h às 10h) e quintas (13h30 às 14h30) no CIEP 487. Também toda terça e quinta, respectivamente das 8h às 9h e das 13h às 14h, o serviço acontece na sede da Secretaria.
Desenho Artístico 3D
Voltada para crianças e adolescentes a partir dos 8 anos, os alunos aprendem técnicas de desenho e pintura, reprodução gráfica e mimetismo tridimensional como ponto de fuga (que explica as dimensões da realidade). Atualmente são 50 alunos.
As aulas acontecem toda segunda-feira, às 14h00, no CRAS Novo Horizonte; terças e quintas, respectivamente, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, no CIEP 487; todas as quartas, no Horto Municipal, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h e às sextas, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h, em Bulhões, no Quiosque do Saber, ao lado da Escola Sebastião Barbosa.
Banda Municipal
Com 24 anos de existência, é o Serviço mais antigo em atividade e reúne mais de 200 títulos pelo sudeste do país. Entre as conquistas estão: três vezes campeão estadual; vice-campeão nacional e uma vez campeão geral em Queimados (RJ). A Banda que atualmente têm 38 integrantes, possui aulas de trompete, trombone, saxofone, clarinete e percussão e já apresentou-se por diversos estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Voltada para todas as faixas etárias, a partir dos 8 anos, as aulas acontecem de segunda a sexta, das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30, na SMASDHH.
Violão
Reúne 25 alunos que, além de aprenderem técnicas musicais, desenvolvem disciplina, concentração e habilidades sociais.
Aulas no CIEP: segundas, das 9h às 11h e quartas das 14h às 16h.
Horto: terças, das 9h às 11h; quintas, das 14h às 16h.
Bulhões: às sextas, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
PTPA
O Programa de Trabalho de Proteção na Adolescência oferece um curso de qualificação composto pelas disciplinas: Matemática, Noções Administrativas, Música e Teatro; Resiliência, Humanidade e Tecnologias e Mídias. O público-alvo são jovens de 15 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. É uma parceria entre a Prefeitura de Porto Real, a Fundação da Infância e Adolescência (FIA), e a UERJ. Ao final do curso, os jovens saem com certificado em nome das instituições.



e-SIC
radar